Recurso pedagógico e clínico online, de acesso gratuito, para apoio à prática clínica e à formação na área da saúde infantil. Disponibiliza também informação às famílias e aos jovens em loinguagem acessível.
• Apoiar os profissionais de saúde sem acesso a hospitais terciários ou a especialistas. • Disponibilizar a pessoas sem formação médica – pais e cuidadores, jovens e adolescentes - o acesso gratuito a conteúdos correctos que permitam um melhor conhecimento das situações cínicas.
Os conteúdos poderão vir a ser disponibilizados para apoio ao ensino escolar obrigatório ou universitário. A PEDIPEDIA pretende ser um canal privilegiado de cooperação entre os profissionais dos diversos países lusófonos, na área da saúde.
Coordenadores - especialistas de 46 áreas da medicina clínica, assessorados por cerca de 300 profissionais de saúde, de referência nas respectivas áreas.
[...] Ler maisA Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Desde 2005 que a APED promove anualmente o concurso “Vou desenhar a minha dor”. Esta iniciativa pretende distinguir trabalhos (desenhos) feitos por crianças hospitalizadas, que revelem as suas perspetivas pessoais da dor, e assim também sensibilizar para a importância de valorizar as queixas dos mais pequenos e de os tratar adequadamente. O concurso destina-se a todas as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia.
Uma das iniciativas da APED deste ano é uma exposição sobre dor em pediatria, que nasceu a partir da ideia inicial de expor os desenhos do concurso “Vou Desenhar a minha Dor”. Assim, para além de expor desenhos do concurso, associou-se um componente educativo / informativo na exposição, para publico em geral e profissionais de saúde pretendendo-se chamar a atenção para a temática.[...]
Ler mais