menu
SPP - 19.º Congresso Nacional de Pediatria

Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

As intervenções da APED em relação à dor na criança têm sido dinamizadas desde há largos anos: através da criação de Normas de Orientação Clinica conjuntamente com a  Direção Geral de Saúde, através da organização de reuniões e workshops dedicados ao tema. Outra iniciativa anual, desde 2005, é a realização do concurso “Vou desenhar a minha dor”. Esta iniciativa pretende distinguir trabalhos (desenhos) feitos por crianças hospitalizadas, que revelem as suas perspetivas pessoais da dor, e assim também sensibilizar para a importância de valorizar as queixas dos mais pequenos e de os tratar adequadamente. O concurso destina-se a todas as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia.

Em 2017 a APED criou uma exposição sobre dor em pediatria, que nasceu a partir da ideia inicial de expor os desenhos do concurso “Vou Desenhar a minha Dor”. Para além de expor desenhos do concurso, associou-se um componente educativo / informativo na exposição, para publico em geral e profissionais de saúde pretendendo-se chamar a atenção para a temática. 

A exposição pretende ser educativa sobre o que é a dor e também chamar a atenção do quanto se pode fazer para melhorar a abordagem da dor na criança e que ainda não é feito de forma sistemática, pretende ensinar os pais e cuidadores do que é possível fazer pela dor nas crianças e como podem ajudar e colaborar. Pretende ainda chamar a atenção dos órgãos de direção da necessidade do compromisso institucional que deve existir, para que na prática existam condições para uma correta e completa abordagem da dor na criança e adolescente.

A exposição foi inaugurada a 20 de Outubro de 2017 (dia nacional de luta contra a dor) no Hospital Pediátrico de Coimbra, e tem percorrido os hospitais do país de norte a sul durante este ano, continuando para o próximo ano.

Sendo 2018 o ano de Excelência da Educação em Dor (IASP), a APED pretende que esta educação sobre dor em pediatria, chegue a todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.

Este ano a APED está a organizar a  16ª Reunião Iberoamericana de Dor e o 6º Congresso APED que terão lugar em Lisboa de 11 a 13 de Outubro 2018, onde será abordada a Dor Pediátrica e exibida a exposição “Desenhos da minha dor”.

www.riad-aped-2018.com

Website

keyboard_arrow_left Voltar